Questionário de Matemática 1 a 5


    Questionário de Matemática

1) "Sistema de numeração decimal é o tipo de representação que usamos hoje para expressar quantidades, medidas e códigos (o número da conta corrente do banco, por exemplo) e para realizar operações.
Alguns povos, entretanto, teriam usado o sistema de numeração duodecimal (base 12) por sua proximidade com fenômenos da natureza, como o número de voltas que a Lua dá em torno da Terra durante um ano. O sistema decimal prevaleceu na cultura ocidental. Mas ainda guardamos muita influência de outras bases. Por exemplo, dividimos os dias em 24 horas (12 para o dia e 12 para a noite), usamos a contagem por dúzias em determinadas situações e unidades como o pé (que tem 12 polegadas) para alguns tipos de medida (em embarcações, por exemplo)."
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-sistema-numeracao-decimal-1-2-3-anos-634993.shtml?page=1
Com relação ao sistema decimal e suas características é somente correto afirmar que
(I) Uma importante característica do sistema decimal é o fato de ele ser posicional. Isso significa que o valor de cada algarismo depende do lugar que ele ocupa na escrita.
(II) Partindo da primeira casa, da direita para a esquerda, cada posição determina a multiplicação do algarismo por uma potência de 10 (1, 10, 100, 1000...).
(III) No sistema decimal, o número 317, por exemplo, é a composição de 3 x 10² + 1 x 10¹ + 7 x 100.

- I, II e III

2) As ideias presentes na operação da multiplicação são:
- Soma de parcelas iguais e combinatória.

3) Para ensinar um algoritmo à criança ele necessita entender:
- o conceito da operação, os fatos básicos e o sistema de numeração.
4) É comum para os alunos do Ensino Fundamental identificarem apenas frações menores do que a unidade. Assim, situações problema envolvendo frações maiores que a unidade sempre recaem em uma grande dificuldade para esses alunos. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que a criança terá que identificar a fração maior do que a unidade.

- Encontrar 7/5 de 15 balas
5) Assinale a alternativa que define a ideia de medir.
- Comparação de grandezas de mesma natureza
6) A professora Julia levou uma atividade para os seus alunos do 4º. ano que apresentava um gráfico de barras mostrando a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol da escola. Assinale a alternativa que apresenta a necessidade dos gráficos estarem presentes nas aulas de Matemática.
- Para oportunizar um contato significativo com essa forma de organizar a informação
7) É bastante comum que as crianças gostem de atividades lúdicas, e o professor pode aproveitar este gosto para criar jogos que envolvam os conceitos a serem trabalhados. Veja o JOGO DO ESCONDER: Distribua 9 objetos do mesmo tipo para cada dupla de alunos. Diga às crianças que o jogo tem as seguintes regras: a) um aluno apresenta ao seu colega uma certa quantidade de fichas (ou o objeto que estiver sendo utilizando) arrumadas em dois grupos ¿ as fichas não utilizadas permanecem escondidas da vista do outro jogador. b) Depois que o colega observar, junta as fichas e cobre-as com uma folha de papel. c) O aluno que joga deve dizer o total de fichas que ficou embaixo da folha. d) Em seguida, os dois alunos levantam a folha e conferem o resultado. Para cada resultado correto será marcado um ponto para o jogador. e) A turma faz 10 jogadas, revezando sempre o aluno jogador. Depois os pontos são contados para se determinar o vencedor da partida. Este jogo desenvolve...

- o hábito de leitura e registro de dados.
8) Assinale a alternativa VERDADEIRA que caracteriza o significado de um livro de Matemática ser didático, no Brasil.
- O livro ser utilizado de forma sistemática no ensino aprendizagem da Matemática e ser uma publicação dirigida a professores e alunos

9) A professora Lucia entende que a utilização de recursos tecnológicos no campo das medidas e grandezas pode contribuir para enriquecer a aprendizagem dos alunos. Assim, para explorar a medida de área utilizou esses recursos com o objetivo de reconhecer medidas não padronizadas e padronizadas. Quais recursos tecnológicos, respectivamente, são apropriados para explorar as medidas não padronizadas e padronizadas?

- Tangram e Trena

10) A avaliação é parte integrante do processo de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta a alternativa adequada quando um professor deseja ensinar um novo conteúdo para a sua turma.
- Propõe uma atividade na qual os alunos possam falar sobre o que sabem sobre o assunto

11) Desde bem pequenas as crianças são levadas, na escola, a fazer os algoritmos das operações. No entanto, nem sempre elas desenvolvem uma relação de compreensão com esse dispositivo prático. Das afirmações a seguir, assinale aquela que NÃO IDENTIFICA o algoritmo como um processo mecânico e desprovido de compreensão e significado.
- Para compreender um algoritmo a criança necessita entender o conceito da operação, os fatos básicos e o sistema de numeração
12) A alfabetização matemática abrange a parte numérica e não numérica. Nesse sentido, ao trabalhar a educação geométrica o professor deve:
I. privilegiar a resolução de problemas da vida cotidiana.
II. privilegiar o trabalho centrado no desenvolvimento do aluno.
III. facilitar as percepções espaciais dos alunos.
Marque a alternativa correta:

- as proposições I, II e III estão corretas
13) A professora Ana pediu aos seus alunos que dobrassem uma folha de papel em três partes e depois ao meio mais uma vez. Assinale a alternativa que mostra a fração que representa cada uma das partes em que essa folha de papel ficou dividida.
- 1/6
14) Assinale a alternativa CORRETA que relaciona as experiências escolares, com o campo do tratamento da informação, à utilização social da matemática.
- Brincar com dados estatísticos e chance
15) Tabelas são uma boa forma de organizar os dados de uma pesquisa. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de situação com dados organizados em tabela de dupla entrada.
- Os meios de transporte utilizados pelos alunos. Numa coluna ficam os veículos e, na outra, o número de crianças que os utilizam.
16) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais o ensino da Matemática deve usar como recurso o jogo e material concreto.O jogo, nas aulas de Matemática, auxilia nos desenvolvimento de habilidades como:
- Argumentação e Formulação de hipótese
17) O princípio da interdisciplinaridade tem como objetivo favorecer a atribuição de significados aos conteúdos matemáticos. Esse princípio está presente no Livro Didático sendo item de avaliação da coleção. Assim, para traduzir esse princípio podemos dizer que o ensino da matemática está vinculado a um ensino...
- aberto para as inter-relações entre a matemática e outras áreas do saber cientifico ou tecnológico;
18) O computador propicia o aprendizado da matemática e tem contribuído para que possamos experimentar novas formas de ensinar matemática. A partir deste contexto: (I) A utilização de programas proporciona imagens visuais que evocam noções matemáticas. (II) Facilita a organização, a análise de dados e o cálculo de forma eficiente e precisa; (III) Apoia a investigação dos alunos nos diferentes campos da matemática: geometria, medidas, entre outros.

- Todas estão corretas

19) Segundo Libâneo (1994, p. 196), podemos então definir avaliação como um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas (...), verificação (...),qualificação (...), apreciação qualitativa. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Com relação à Avaliação e Erro, é SOMENTE correto afirmar que
(I) Quando o professor consegue identificar a causa do erro, ele deve planejar a intervenção adequada para auxiliar o aluno a avaliar o caminho percorrido.
(II) Se, por outro lado, todos os erros forem tratados da mesma maneira, assinalando-se os erros e explicando-se novamente, poderá ser útil para alguns alunos, se a explicação for suficiente para esclarecer algum tipo particular de dúvida, mas é bem provável que outros continuarão sem compreender e sem condições de reverter a situação
(III) Ao levantar indícios sobre o desempenho dos alunos, o professor não precisa ter em mente o que pretende obter e como fará uso desses indícios. Nesse sentido, não há necessidade de realizar a análise do erro.
- I E II


20) O número 5 847 203 682 tem:
- 10 ordens.
21) Considere no material dourado, o BLOCO como UNIDADE, a PLACA para dezena, a BARRA como DÉCIMO e o CUBO como CENTÉSIMO. Representar os números: 5,71 e 0,09 com esse material.
- 5 blocos, 7 barras e 1 cubo para o número 5,71 e 9 cubos para 0,09.
22) Sobre a operação lógica ORDENAR, todas as afirmações estão corretas, EXCETO:

- Ênfase nas semelhanças.

23) Que tipo de habilidade a professora está tentando desenvolver em seus estudantes com esta atividade abaixo?
http://simulado.estacio.br/ckeditor/ckfinder/userfiles/images/raphael0001.jpg
- Associação numérica

Explicação:
A questão aborda a relação entre quantidade e cardinalidade, ou seja, a representação do numeral. 


24) Uma criança escreveu o número 237 da seguinte maneira: 20037.
Marque a alternativa CORRETA que apresenta como é a possível compreensão da criança em relação ao número.
- Reconhece apenas a posição das dezenas e unidades no número


25) Sobre a operação lógica CLASSIFICAR, todas as afirmações estão corretas, EXCETO:
- Prejuízo a construção do conceito de número
26) As operações apresentam diferentes ideias que precisam ser exploradas a partir de situações problema. Num problema onde é conhecida a quantidade de grupos que deve ser formado com um certo total de objetos e é necessário encontrar a quantidade de objetos de cada grupo exemplifica uma das ideias da divisão. Marque a alternativa que apresenta a ação da divisão na qual é necessário encontrar a quantidade de objetos de cada grupo.
- Divisão como repartição
27) "Usando somente os algarismos 1, 2 e 3 queremos escrever números de três algarismos. Vamos combinar que, num mesmo número, não pode haver repetição de algarismo. Com outras palavras, cada número deve ter três algarismos diferentes. Quantos números podem ser escritos nestas condições
- 6 números

28) A Professora Márcia, do 2º ano, trabalhou com seus alunos a História da Matemática que versa sobre o Pastor e as Ovelhas. Contando a Historinha que para cada ovelha que saia do cercadinho ele pegava uma pedrinha e guardava no saquinho, ao anoitecer, a cada ovelha que voltava/entrava para o cercadinho ele retirava uma pedrinha do saquinho. De acordo com esta aula e a história da Matemática contada, podemos afirmar que, COM BASE NO cercadinho, na hora que as ovelhas estão saindo do cercado, o pastor teve que efetuar que operação Aritmética?
- subtração
29) Bruno tem 7 lápis de cor e seu irmão tem 12 lápis de cor. Quantos lápis de cor o irmão de Bruno tem a mais que ele? Que ação está relacionada ao exemplo acima?
- Ação de comparar
30) Ao se calcular, vários aspectos devem ser desenvolvidos: realização dos algoritmos das operações com papel e lápis; realização dos cálculos mentalmente; habilidade com a calculadora e a decisão sobre o procedimento adequado. Assim ao se trabalhar cálculo com os alunos, é relevante:

- Desenvolver atividades que contemplem cada aspecto, sem ordem.

31) A professora propôs à sua turma de segundo ano o seguinte problema: Se um menino tem 2 calças e 3 camisas, de quantas maneiras ele poderá se vestir? Assinale a alternativa que apresenta a ideia da multiplicação que este problema explora.
- Princípio Multiplicativo

32) A subtração corresponde sempre a três tipos de ação. Assinale alternativa que apresenta os três tipos de ações da subtração. 
- Retirar, comparar e completar

33) O Tangran é um jogo formado por sete polígonos que podem ser representados em figuras diferentes pela sobreposição, ou seja, podemos identificar que o quadrado pode ser formado por dois triângulos menores e assim experimentando as diferentes formas. Esse jogo pode ser utilizados para discutir muitos conceitos matemáticos. Como por exemplo:
- Área de figuras planas.

34) O professor, ao trabalhar o campo do espaço e forma nos anos inicias, necessita reconhecer a relevância de práticas pedagógicas centradas no estudo e na exploração do ambiente que cerca a criança para, então, fazer uso de conhecimentos geométricos. Assinale a alternativa que melhor apresenta como o professor concretiza a exploração do ambiente que cerca a criança.
- Enfatizando e problematizando os saberes trazidos pelas crianças de suas práticas sociais e que envolvem noções geométricas
35) Para que as crianças reconhecessem figuras tridimensionais a professora trouxe para a aula os seguintes objetos: uma bola, uma caixa de sapatos e um tambor. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os sólidos geométricos que correspondem aos objetos trazidos pela professora.
- Esfera, paralelepípedo e cilindro
Explicação:
A esfera é um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua. A esfera é uma forma circular com a forma de bola.
O paralelepípedo é um sólido geométrico de seis faces (paralelogramos). Uma caixa de sapatos pode ter a forma de um paralelepípedo.
Um cilindro é um sólido classificado como corpo redondo, isso significa que existe a possibilidade desse objeto rolar, se for colocado sobre uma superfície plana levemente inclinada. O tambor tem a forma de um cilindro.

36) A construção de maquetes com as crianças dos anos iniciais é uma interessante atividade que deve ser amplamente explorada pelos professores. Assinale a alternativa CORRETA após a análise das experiências que a construção de maquetes favorece explorar com as crianças.
(I) Colocar em prática as concepções espaciais e intuitivas das crianças
(II) Explorar atividades de localização com as crianças
(III) Entreter as crianças com uma atividade lúdica
- As experiências I e II estão corretas
37) Todos os dias a professora organiza a sala de aula distribuindo as carteiras alinhadas, identificando as linhas com letras e as fileiras por números. Dessa forma a Professora pode fazer com que os alunos ampliem essa ideia para outros conhecimentos, como por exemplo?
- Localização
38) Para ensinar um algoritmo à criança ele necessita entender:
- o conceito da operação, os fatos básicos e o sistema de numeração.

39) As investigações didáticas sobre a aquisição de noções espaciais apontam para o fato de que a possibilidade das crianças, desde muito pequenas, movimentar-se e explorar espaços de diferentes tamanhos contribui para que construam um conjunto de referências espaciais relacionadas, primeiramente, ao seu próprio corpo. Assinale a opção que apresenta experiências nas quais a criança precisa considerar a si mesma como referência para que as relações possam fazer sentido para ela.
- Relações na frente de, debaixo de, atrás de e acima de

40) A alfabetização matemática abrange a parte numérica e não numérica. Nesse sentido, ao trabalhar a educação geométrica o professor deve:
I. privilegiar a resolução de problemas da vida cotidiana.
II. privilegiar o trabalho centrado no desenvolvimento do aluno.
III. facilitar as percepções espaciais dos alunos.
Marque a alternativa correta:

- as proposições I, II e III estão corretas
Explicação:
A eduação geométrica é fundamental de ser trabalhada partindo de objetos de uso cotidiano dos alunos, pois a partir de uma série de atividades envolvendo formas e espaço, o aluno vai compreendendo as relações geométricas que estão presentes em seu cotidiano. 

41)
Quando a professora Vanessa perguntou à sua turma o que era FRAÇÃO algumas crianças responderam:
(I) Carlos: Toda fração é um número porque representa uma quantidade
(II) Ana Luiza: Acho que fração é um inteiro que se divide em partes iguais
(III) Carolina: É número, sim, porque quando falamos 1/3 usamos dois números
Marque a alternativa CORRETA após a análise das respostas das crianças: após a análise das respostas das crianças:
- Apenas Carlos mostra compreensão do que é fração

42) Ao propor atividades de dobraduras com papel para representar frações a professora de Juca está explorando a fração a partir da comparação entre áreas. Assinale a opção que apresenta o modelo de fração relacionado a essa representação.
- A fração como parte de unidade
Explicação:
Quando dividimos em partes iguais indicada no denominador.
Veja os exemplos das divisões em partes iguais:
                     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001764/md.0000021001.gif

44) Sexta feira é o dia da promoção da pizza de mussarela da Pizzaria Delivery. Um sexto de uma pizza custa 5 reais, quanto custa 3/6  da pizza:
- 15,00
45) Joana completou 15 anos e seus colegas tomaram metade dos refrigerantes, os adultos tomaram a terça parte do que havia restado e ainda sobraram 150 garrafas cheias. Qual era o total de refrigerantes que havia na festa?
- 450
46) A professora do 5º. ano reconhece a necessidade de trabalhar as diferentes idéias da fração com seus alunos. Assim, oferece atividades nas quais eles dividam em partes iguais os elementos de um conjunto. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de atividade na qual a criança divide um conjunto de elementos em partes iguais.
- Dividir 12 tampinhas de garrafa em três grupos iguais e responder quantas tampinhas correspondem a 1/3 do total de tampinhas.
47) O que define a ideia de medir?
- Comparação de grandezas de mesma natureza
48) A Professora Márcia, do 4º ano, trabalhou com seus alunos uma Ficha técnica (receita) de um bolo, solicitou que eles dobrassem a receita e depois a fizesse pela metade. De acordo com esta aula, podemos afirmar que a Prof. Márcia trabalhou qual Conteúdo(bloco, eixo)essencial da Matemática?
- Grandezas e Medidas
49) Os alunos o 2º. Ano participaram de uma atividade que simulava Compras no Mercadinho utilizando "dinheirinho de plástico". Atividades desse tipo propiciam a exploração de conexões entre conteúdos como:
- Sistema de Numeração Decimal e Sistema Monetário
50) Ao chegar à escola, as crianças já trazem conhecimentos de situações que envolvem a comparação de grandezas em jogos e brincadeiras. São exemplos dessas situações: (I) Construir uma pipa; (II)Marcar distâncias em jogos de bolinha de gude; (III) Efetuar medidas para construir brinquedos; Assinale a alternativa correta.
- Todas as alternativas estão corretas

51) A professora Lucia desenvolveu muitas atividades de medição com seus alunos utilizando medidas convencionais e não convencionais. Marque a alternativa que apresenta exemplos de utilização de medidas não convencionais em sala de aula. 
- Utilizar o palmo para medir o comprimento da mesa do aluno
Explicação:
Para as unidades de medidas convencionais, temos: o quilômetro, o hectômetro, o decâmetro, o metro, o decímetro, o centímetro e o milímetro. Do contrário, são medidas conhecidas como não convencionais. Portanto, utilizar o palmo para medir o comprimento da mesa é uma medida não convencional
52) Juliana é professora de matemática do 4o ano. Trabalhando grandezas e medidas, propôs aos seus alunos que descobrissem de quantos ladrilhos precisariam para ladrilhar a sala toda, que tem 8 ladrilhos no comprimento e 5 na largura. Os alunos começaram a contar os ladrilhos na sala e obtiveram o número total de 40. Nadir propôs aos alunos que pensassem no que aconteceria se pudessem aumentar o tamanho da sala para 17 ladrilhos no comprimento e 9 ladrilhos na largura. Os alunos se envolveram no desafio e a atividade foi produtiva porque a estratégia adotada

- partiu de referenciais concretos para a generalização do raciocínio.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões e respostas da disciplina Planejamento Escolar e Avaliação da Aprendizagem

Interpretação - Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.